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Maçã e as doenças

Abril 25, 2010

É verdade que uma maçã por dia nos afasta das doenças?


Não se deve substituir refeições inteiras pela fruta, pois a maça não possui todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Porém ela é nutricionalmente completa.

Contem carboidratos complexos, fibras(pectina), vitaminas, minerais, antioxidantes(compostos fenólicos) e baixas calorias.

Assim, com essa riqueza de nutrientes, associado ao baixo índice glicêmico, é comprovado que a maçã reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Quem responde: Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidênte da associação brasileira de nutrologia (Abran)./(www.revistasaude.com.br)

Minha dica é bater uma maçã no liquidificador todos os dias ao acordar e ingerir em jejum. Uma ótima maneira de começar o dia!

Você é o que você come!

Julho 12, 2009
A Gordura e a desnutrição

A Gordura e a desnutrição

Cada vez mais estudos científicos asseguram o princípio naturista de que “somos o que comemos”.

Boa parte do funcionamento dos nervos que percorrem nosso corpo e dos neurônios que dão vida a nosso cérebro depende dos carboidratos, das gorduras, da proteína e dos nutrientes que colocamos na boca.

Nossos pensamentos, atitudes, condutas e estados de ânimo não só se alimentam de nossas experiências pessoais, familiares e sociais, mas também das comidas e bebidas que ingerimos, que influenciam nossa bioquímica cerebral.alimentos funcionais

Uma olhada nas últimas pesquisas sobre a conexão mente-estômago sugere que, comendo melhor, nos sentimos melhor, além de economizarmos muitas visitas ao médico.

E ainda pensamos duas vezes antes de investir em alimentos orgânicos e uma alimentação saudáveis. Santa burrice!

A fibra levanta o ânimo. Esta substância vegetal, que está presente em verduras, cereais, frutas e legumes e que regula o trabalho intestinal, previne a obstrução beneficiada para nossa saúde psicológica e atividade mental.

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Para o médico José Cidón Madrigal, homeopata especialista em nutrição,

“Se essa vassoura que é a fibra varrer o intestino e ajudar a eliminar as toxinas e os resíduos que se acumulam e passam para o sangue, nos sentiremos muito melhor”, assinala o especialista.

“Uma dieta baixa em fibra faz com que as toxinas passem para o sangue originando uma autointoxicação que causa dor de cabeça, tristeza, desânimo, cansaço, nervosismo e irritabilidade, condições que melhoram colocando fibra na dieta”, assinala.

Uma ótima opção para desintoxicação do organismo é o uso de aloe vera na dieta diária, que além de limpar os intestinos, restabelece a absorção correta dos nutrientes.

Alimentos e Sentimentos

Alguns alimentos têm o poder de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por nosso raciocínio e nosso humor.

Portanto, ser feliz significa alimentar-se de forma inteligente.

Conheça alguns destes alimentos e seus mecanismos de ação:

Carboidratos

A teoria mais difundida defende que a ingestão de carboidratos abre caminho para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde ele será transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como “substância química calmante”). Foi formulada a hipótese de que a sacarose (açúcar simples) age, determinando de alguma maneira a liberação de endorfinas. Isto explicaria a tendência de consumir petiscos doces nos períodos de estresse e a preferência por doces durante festas superanimadas.

Ovos, Fígado e Soja

A colina e a lecitina, presentes nos ovos, no fígado e na soja, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor. Vegetais de folhas verdes Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando reduzido no organismo, pode baixar os níveis cerebrais de serotonina. Deve-se saber, no entanto, que quantidades exageradas desse nutriente são tóxicas.

Carnes, grãos integrais e levedo de cerveja

São fonte de vitamina B6 que atuam no humor da mesma forma que o ácido fólico. Frutos do mar e castanha-do-pará Os frutos do mar também podem melhorar o humor, pois possuem um alto teor de selênio, mineral que reduzido em muita quantidade em nosso organismo pode causar depressão.

A castanha-do-pará

é também muito rica em selênio, porém sua forma de atuação ainda é desconhecida, no entanto, não descarta-se que os poderes antioxidantes do selênio estejam envolvidos.

” Eu costumo suplementar muitos nutrientes com cápsulas de vegetais, frutas e particularmente as de ômega 3 diminuem muito os efeitos de TPM e estinulam minha memória.”

Sites utilizados:

http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1769769-alimentação-influencia-humor-sentimentos/ http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI594880-EI1501,00.html